Fundação Educacional completa 36 anos, anuncia matrículas e reformulações para 2022

Fundação Educacional completa 36 anos, anuncia matrículas e reformulações para 2022

Além do tradicional Ensino Médio, o Colégio da Fundação oferece ainda cursos profissionalizantes em Técnico de Enfermagem e Técnico em Radiologia

Em entrevista ao site, a Diretora Pedagógica, Doutora Ana Beatriz Feltran Maia destacou o Novo Ensino Médio e novidades aos tradicionais cursos da instituição

Créditos da Reportagem: Minha São José

Entrevista e texto: Natália Tiezzi

Um Colégio, muitas histórias e grandes conquistas… A Fundação Educacional completa 36 anos neste 2021 e fez, faz a fará parte da vida escolar e profissional de muitos rio-pardenses.

A tradicional instituição, criada como entidade de direito privado em sem fins lucrativos, em 1985, oferecia naquela época o ensino da Educação Infantil ao 2º grau, hoje correspondente ao Ensino Médio, curso de Supletivo, Magistério, Técnico em Contabilidade e curso de Auxiliar em Enfermagem.

Transformada em autarquia municipal como entidade de direito público em 2013, a Fundação Educacional continuou a ofertar, até os dias atuais, o curso de Ensino Médio regular e cursos de ensino médio técnicos e profissionalizantes, como o de Enfermagem e Radiologia, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996. Como entidade municipal, o diferencial da escola é oferecer a formação de ensino médio.

Para falar um pouco mais sobre o Ensino Médio e cursos profissionalizantes ofertados pelo Colégio, o www.minhasaojose.com.br entrevistou a Diretora Pedagógica, Doutora Ana Beatriz Feltran Maia, que também falou sobre vagas e matrículas para o próximo ano.

Confira, abaixo, a entrevista na íntegra.

Dra.Ana Beatriz, vamos iniciar falando sobre as vagas para o Ensino Médio e cursos para 2022. Quantas serão ofertadas para cada série?

Dra. Ana Beatriz Feltran Maia: As salas de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio regular contam com turmas de 35 até 40 alunos cada, sendo a mesma quantidade para as turmas do primeiro módulo do técnico em Enfermagem e Radiologia. A Escola, no momento, está com as matrículas abertas para os 3 cursos.

A Diretora Pedagógica, Doutora Ana Beatriz Feltran Maia destacou o Novo Ensino Médio e novidades aos tradicionais cursos da instituição

Quantos professores fazem parte do Corpo Docente?

Em 2021, contamos com 26 docentes na escola, sendo parte de professores das disciplinas do Ensino Médio regular e parte de professores profissionais na área da Saúde, que lecionam nos cursos técnicos. Desde o dia 8 de dezembro, a Fundação Educacional abriu edital de concurso público e processo seletivo para docentes, para complementação do seu quadro de professores.

Quando estarão abertas as matrículas para 2022 e o que é necessário para realizá-la?

As matrículas estão abertas até dia 23 de dezembro. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. Aos pais de alunos já da escola, as rematrículas também já estão abertas. Não há taxas de matrículas. As informações sobre a matrícula e documentação necessária podem ser obtidas pessoalmente na secretaria da escola, com atendimento ao público das 7h às 17h e das 19h às 22h, à avenida Deputado Eduardo Vicente Nasser, 850, Centro ou pelos telefones (19) 3608-4651 e (19) 3681-3166. Podem também entrar em contato pelo e-mail da Secretaria: secretariafundacaosjrp@yahoo.com.br.

Quais são os valores das mensalidades?

A escola conta com uma taxa de serviços educacionais. Para o Ensino Médio, a taxa é de R$ 200,00. Para os cursos técnicos de Enfermagem e Radiologia, a taxa é de R$ 353,00, com desconto de 5%.

Qual é o período em que as aulas ocorrem?

O Ensino Médio regular ocorre no período da manhã e os cursos técnicos de Enfermagem e Radiologia são ofertados a noite. Atualmente, temos funcionando no período da tarde na Escola os cursos de qualificação profissional e formação continuada do Programa Emprega Rio Pardo, feitos em parceria com a Prefeitura Municipal e o SENAC e SENAI.

O Ensino Médio passa por alguma reformulação no próximo ano?

Sim, pois para o ano de 2022 será implantado o Novo Ensino Médio, política de transformação da matriz curricular do Ensino Médio regular implementada pelo MEC para todo o país. Com a nova matriz curricular, os alunos terão, além da formação geral básica de conteúdo, a opção de escola de itinerários formativos, de acordo com seus interesses em diferentes áreas do saber.

E como isso será implementado pelo Colégio?

A escola está realizando sua transição de matriz curricular para oferecer aos alunos do Ensino Médio opções de disciplinas e projetos que atendam às necessidades de uma formação voltada ao mundo do trabalho e aos estudos acadêmicos, além de temas que dizem respeito aos dilemas passados pela juventude atual na vida em sociedade. No próximo ano, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental contarão com a disciplina de “Projeto de Vida”, na qual irão buscar descobrir quais são suas preferências nos estudos, no que desejarão trabalhar e formar carreira, quais são seus sonhos, objetivos de vida e como superar seus desafios, atuando como cidadãos mais participativos.

Os cursos profissionalizantes terão alguma novidade em 2022?

No curso técnico de Enfermagem abrimos as inscrições para o curso de Capacitação: “Bases de administração de medicamentos”, que tem previsão de ocorrer em janeiro de 2022. Os interessados devem entrar em contato com a secretaria. Está em nosso planejamento também realizar no segundo semestre o curso de Especialização em Instrumentação em Centro Cirúrgico.

Para finalizar, qual é o principal diferencial em fazer o Ensino Médio na Fundação Educacional?

Podemos afirmar que o diferencial do Ensino Médio da Fundação Educacional é o Ensino Público de qualidade. Temos classes com turmas pequenas, as quais os professores podem dar uma atenção mais personalizada ao aluno. No ano de 2022, estamos planejando a ampliação de mais 1 aula por dia na grade curricular, que será ofertada aos alunos com a ampliação de disciplinas eletivas, sendo o horário de aulas das 7h às 12h30.

Deixe um comentário