A Fundação Educacional de São José do Rio Pardo foi fundada por um grupo de pessoas da elite intelectual, empresarial e pública rio-pardense, preocupados com a decadência do ensino público e o alto custo das escolas particulares. É uma entidade de direito privado, registrada em cartório em 04 de setembro de 1985.

Os Instituidores da Fundação Educacional de São José do Rio Pardo que a transformaram em realidade. São eles: Sílvio França Torres – Prefeito Municipal Fundador, Ruy Barbosa – Presidente Fundador, Clóvis Pacheco Silveira Filho – Vice-Presidente Fundador.

Alcides Tiezzi, Álvaro Ribeiro de Oliveira Neto, Antônio Cândido de Lima Silveira, Antônio Fernando Torres, Antônio Montanheiro, Antônio Pedro Merli, Antônio Simões Filho, Antônio Tessari, Ary José Tessari, Azael da Costa Figo, Carlos Augusto da Cunha Amarante, Célio Moreira Ribeiro, Charles Fredy João, Cyro Rubens Silveira Godoy, Dionysio Guedes Barreto, Eduardo Dias Roxo Nobre, Elizabeth dos Santos Abichabki, Everardo Bergonzoni, Fernando do Carmo Barbosa, Francisco José Parisi Braghetta, Hélio Garcia, Hélio Ribeiro, Jeremias Polachini, Joao Batista Ribeirode Lima, João Batista Santurbano, José Eduardo Bastos, José Elias Farath, José Octávio Minussi, José Pereira Martins de Andrade Neto, José Sérgio Tavela, Laércio Jacob, Libânio Barbosa, Lorivaldo Josino Barbosa, Luiz Antônio Giantomassi, Luiz Antônio Tessari, Luiz Oswaldo Merli, Lupércio Torres, Márcio Lobato Pinheiro, Marcos D’ Ávila Ribeiro, Mário Roberto Junqueira, Osmany Junqueira Dias, Osmar Nogueira Amaral, Paulo de Paiva Ferreira da Silva, Pedro Rondinelli Filho, Ramiro frozoni, Râmisa Jorge, Rodolpho José Del Guerra, Roque Gervásio, Sérgio Ribeiro, Walter de Sá Pinto, Walter Fleury Dias e Wanderley de Souza.

A Fundação é uma entidade sem fins lucrativos, reconhecida como Utilidade Pública por Lei Municipal nº 1463, de 11 de junho de 1989; Utilidade Pública Estadual, por Lei Estadual nº 10623, de 06 de setembro de 2000 e Utilidade Pública Federal, por Decreto Federal nº 215, publicado em 10/11/1999.

Nossos principais objetivos são os de “criar, incorporar e manter cursos regulares de ensino de primeiro e segundo graus, técnico profissionalizante e de qualificação profissional, bem como promover estudos e pesquisas e difundir a cultura na comunidade”.

Em 1988 foi criado o ensino de primeiro grau, no período diurno. Por suas características e pelo trabalho social que a Fundação Educacional realiza em prol da comunidade rio-pardense, a Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo, com apoio da Câmara Municipal, repassa uma subvenção mensal para ajudar na manutenção desta Entidade.